top of page

Pároco

ignacio3.jpg
Pe, Ignácio F. Rodrigues

Pároco de Santo Amaro

  • Facebook ícone social

     

                                                              , nasceu no dia 31 de Julho de 1972 em Caracas, Venezuela.        

       Foi Batizado na paróquia de São Pedro, Caracas Venezuela no dia 26 de Novembro de 1972. 
      Em 1978 vem para a Madeira onde inicia a Primária na antiga Escola Primária do Carmo. Frequenta a Escola Básica e Secundária do Estreito de Câmara de Lobos até ao segundo ano do segundo ciclo. 
      Ingressa no Seminário Diocesano do Funchal, onde frequenta internamente as aulas do 7º ano de escolaridade. Até ao 9º Ano frequenta a Escola Secundária dos Ilhéus.  Saiu do seminário onde frequentou o 10º ano na Escola Secundária Jaime Moniz. Posteriormente, imigra para a Venezuela onde trabalhou 9 anos.  

       Regressa a Madeira em 1996, já com 24 anos, para ingressar no Seminário Diocesano do Funchal. 
       Frequenta novamente o secundário na Escola Secundária da Apél. 
   Frequentou os dois primeiros anos filosóficos na Escola Teológica do Seminário do Funchal.        

      A partir do terceiro ano de teologia continua a sua caminhada no Seminário Maior de Cristo Rei - Olivais, Lisboa, onde trabalhou pastoralmente dois anos na Paróquia de Camarate e um ano na Paróquia da Ramada em Lisboa.
     Na Páscoa de 2003, recebeu o ministério de Leitor. Na Páscoa de 2004, recebeu o ministério de Acólito. No dia 28 de Agosto de 2004, foi ordenado Diácono na paróquia do Carmo em Câmara de Lobos, pelo Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria.
      No ano de 2005 estudou gregoriano e no ano propedêutico no Instituto Pontifício de Música Sacra em Roma, para frequentar o curso de Composição em Música Sacra.
       Foi ordenado Padre a 30 de Julho de 2005, na Sé do Funchal por D. Teodoro de Faria. Celebra a sua Missa Nova no dia 31 de Julho de 2005 na Paróquia do Carmo em Câmara de Lobos.

     Em 2006 é enviado para Paris como Capelão da Comunidade Portuguesa de São Francisco Xavier.

    Ingressa na École Normale de Musique de Paris, onde tem aulas de Harmonia e Composição.

     Em 2011 é nomeado pelo Bispo D. António Carrilho Vigário paroquial da Catedral do Funchal e Mestre de Capela. Exerceu como Mestre de Capela da Sé do Funchal e Responsável da Música Sacra até 2021.      

        Em 2020 é nomeado pároco da paróquia de Santo Amaro.

        Atualmente além de Pároco de Santo Amaro. Professor de Música na Escola de Ministérios da Diocese do Funchal, membro da Equipa Diocesana de Liturgia. 

      

Pe. Ignácio F. Rodrigues

bottom of page